quarta-feira, 27 de julho de 2011

Campeonato Mundial Para-Olímpico

A equipe brasileira se despediu do Campeonato Mundial Para-olímpico de Tiro com Arco, realizado em Turim entre 10 e 17 de julho de 2011, com um resultado que pareceu muito inferior à real capacidade de nossos atletas. Semanas depois de brilhar no competitivo torneio de Stoke Mandeville, na Inglaterra, onde os brasileiros conquistaram duas medalhas de prata, derrotando equipes tradicionais como a Itália (arco composto) e a Ucrânia (arco recurvo), ficou aquela sensação de que a equipe do Brasil podería ter ido mais longe.

É claro que cada um dos atletas se dedicou ao máximo de suas capacidades e a reflexão do parágrafo anterior não é uma crítica à eles, muito pelo contrário, observa-se uma crescente evolução na qualidade dos atletas para-olímpicos brasileiros do tiro com arco, além do aumento considerável de para-olímpicos disputando competições no Brasil. O grande problema é que os resultados do Campeonato Mundial se apresentam como um ponto de inflexão negativo na curva de evolução destes atletas, em um momento  que deveriam ter o melhor resultado do ano.

Em Stoke Mandeville, semanas antes, a equipe de arco composto ganhou a medalha de prata, derrotando a equipe da Ucrânia nas quartas-de-final, a equipe da Itália na semi-final e perdendo para a Grã-Bretanha na final.

Equipe de arco composto masculino do Brasil, recebendo a medalha de prata em Stoke Mandeville

No Campeonato Mundial, por coincidência, o Brasil  novamente enfrentou a Itália em seu primeiro combate eliminatório, só que desta vez sem o mesmo sucesso da competição anterior. A outra coincidência deste mundial com o torneio de Stoke foi que a Grã-Bretanha também sagrou-se campeã,  mostrando o alto nível e a importância do resultado da competição disputada pelo Brasil nas semanas que antecederam o mundial.

No caso do arco recurvo,  em Stoke, o Brasil derrotou a forte equipe da Ucrânia nas quartas-de-final,  Além disso, deve-se destacar o desempenho individual do Francisco Dantas, que ganhou três combates e conquistou uma medalha de prata individual.

Francisco Dantas (recurvo masculino) recebendo a medalha de prata em Stoke Mandeville

No Campeonato Mundial, a Equipe da Ucrânia de arco recurvo carimbou seu passaporte para os Jogos Paraolímpicos se classificando em terceiro lugar e o Brasil ficou num modesto 14º lugar. Olhando o desempenho dos atletas brasileiros nos combates individuais do arco recurvo, tanto o Ricardo Macedo quanto o Francisco Dantas perderam seus combates iniciais por 6-4, ou seja, por muito pouco não passaram para a próxima fase eliminatória. 

Esses resultados põem em evidência um descompasso entre os objetivos da direção da Confederação Brasileira e os objetivos dos atletas, uma vez que a atitude de se trocar o técnico da equipe ocorreu em um momento pouco oportuno,  dias antes de um Campeonato Mundial no qual iam se disputar vagas para os Jogos Paraolímpicos, cuja participação é o sonho de qualquer atleta. Vamos torcer para que a equipe Brasileira possa se recompor e tenha sucesso nas próximas competições, lembrando que ainda há vagas para os Jogos de Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário