quinta-feira, 16 de junho de 2011

Confederação Demite Técnico por E-mail

Hoje fui surpreendido pela notícia que, em meio ao Para-Campeonato de Ranqueamento Internacional em Stoke Mandeville no Reino Unido, um dos mais importantes campeonatos do mundo, a Confederação Brasileira de Tiro com Arco demitiu o técnico da seleção, Christian Haensell.

A notícia espanta pelo fato de ser completamente inexplicável do ponto de vista técnico. As atitudes do técnico Christian sempre foram pautadas pela ética e pelo trabalho. Desde o início de seu trabalho, nunca poupou esforços para se especializar na técnica do tiro com arco, prova disso são as suas duas viagens a Coréia (Coach Kim archery School) e uma para o Egito (FITA coach level 2), feitas às suas próprias expensas. Além disso, é uma pessoa extremamente cuidadosa com o trato dos recursos financeiros destinados para os atletas para-olímpicos, que com um orçamento muito menor que os atletas olímpicos conseguem realizar muito mais viagens para competições e treinamentos.

Desde que assumiu a equipe, não só o número de atletas para-olímpicos de tiro com arco no Brasil cresceu, como também cresceu a média de pontuação dos principais atletas da seleção brasileira. Em 2008, o campeonato Brasileiro Para-olímpico foi realizado na cidade de Brasília e reuniu cerca de quinze atletas, que se misturaram com outros atletas não portadores de necessidades especiais.

Campeonato Brasileiro Para-Olímpico de 2008
 
Em 2011 o mesmo campeonato, também realizado na cidade de Brasília, reuniu 32 atletas que preencheram as raias em um evento exclusivamente para-olímpico. 

No Campeonato Brasileiro Olímpico de 2009, realizado em Bento Gonçalves, as pontuações de 70 metros de Luciano Reinaldo, Adhemar Carlini e Ricardo Macedo, três atletas da seleção para-olímpica brasileira, foram respectivamente 212, 184 e 169 pontos. No Brasileiro de 2011 foram 296, 242 e 280, um aumento médio de 44%. O que para uma equipe de tiro com arco que disputará vaga para os Jogos Olímpicos no próximo mês é a diferença necessária para a obtenção da vaga.

A confirmação do bom trabalho pode ser provada pelos resultados que a equipe vem obtendo no presente Campeonato de Ranqueamento em Stoke Mandeville, em que ontem a equipe de recurvo ganhou da tradicional equipe da Ucrânia (3º colocada no Campeonato Mundial de 2009) e vai disputar o bronze. A equipe de composto derrotou a Ucrânia e a tradicionalíssima Itália e vai disputar a medalha de ouro com a Inglaterra. É digno de nota também que hoje o Francisco Dantas de Natal, vai disputar a final do torneio individual, tendo derrotado em suas preliminares atletas que se encontram muito bem colocados no ranking mundial.

Por tudo isso, é fácil perceber que vem sendo realizado um trabalho muito cuidadoso e de alto nível no para-arco brasileiro, com chances reais de medalhas para-olímpicas. A atitide da confederação, além de não ser polida por se utilizar de um canal como o e-mail, é muito estranha pois "mexe num time que está ganhando", no meio de um ciclo que culminará nos Jogos Para-Olímpicos de Londres em 2012.

Sei que isso não diminuirá a disposição do técnico Christian em continuar se especializando e ajudando o desenvolvimento do tiro com arco no Brasil, na sua escolinha de arco e flecha já passaram centenas de alunos, sem contar os inúmeros projetos feitos para portadores de necessidades especiais (inclusive cegos). A evolução do tiro com arco no Distrito Federal, que de inexistente passou a disputar os primeiros lugares no Brasil é resultado do trabalho de Christian. Para os atletas de Brasília, a notícia tem um lado positivo pois agora ele poderá dedicar mais tempo à equipe. 

Equipe de tiro com arco de Brasília, técnico Christian em baixo no centro.

Um comentário:

  1. quero dizer que foi uma perda muito grande para os atletas, pois christian de fato muito competente se preocupava em desempenhar da melhor forma possivel seu trabalho com muito amor e dedicação....lamentavel...mas torço por vocer christian

    ResponderExcluir