terça-feira, 31 de maio de 2011

Top 20

Esta semana fui surpreendido pela excelente e esperada notícia de que o nosso colega Marcelo Roriz havia figurado entre os 20 melhores arqueiros de arco composto mundo, uma conquista importante, resultado de muita dedicação, mas que não é um evento isolado, pois trata-se de um trabalho muito bem desenvolvido que vem sendo feito em São Paulo há mais de 10 anos.

O primeiro grande arqueiro a alcançar a elite mundial foi Vitor Sidi Neto, várias vezes Campeão Brasileiro, Campeão Panamericano, Bronze na etapa de Shangai da Copa do Mundo de 2006. Sidi já foi 7º do mundo em junho de 2005. Dando continuidade às importantes conquistas, Roberval dos Santos, o Tico, foi além, numa excelente temporada em 2007, disputou a Final da Copa do Mundo e obteve um inédito 3º lugar, naquele ano, Tico foi o 3º do Ranking Mundial. Seguindo a linhagem de compostos ilustres, tivemos ainda o Claudio Contrucci, que em outubro de 2008 chegou à 28º do mundo. 

Atualmente, Marcelo Roriz é o principal nome do arco Composto no cenário internacional e confesso que isso me dá sentimentos muito contraditórios:

Primeiramente tenho muito orgulho e alegria, por ver meu "irmão em armas" alcançando esta posição de prestígio. Nos conhecemos na 2º Etapa da Copa do Mundo de 2009, que ocorreu na Croácia e também tivemos a oportunidade de "combater" juntos pelas medalhas em Medellin, nesta ocasião pude presenciar o choro de um Marcelo frustrado por um dia não tão perfeito quanto ele queria. Felizmente o tempo passa e vemos que o sucesso é construído dia-a-dia.

O segundo sentimento é de esperança, pois mais uma vez temos uma equipe competitiva para disputar o Campeonato Mundial de Tiro com Arco, que será em Julho de 2011. Acredito que podemos ter um resultado muito mais positivo do que o 15º lugar de 2009. Neste momento vem um sentimento de pesar, pois a equipe de El Salvador, com um elenco tão bom quanto o nosso, foi bronze em 2009. O que faltou para nossa equipe em 2009? Será que houve um planejamento para a equipe nacional para este mundial? Estamos tecnicamente melhores que em 2009?

Há também um pouco de tristeza...

(continua)

2 comentários:

  1. Olá Luis,
    Você poderia informar um email para contato?
    Grata,

    ResponderExcluir
  2. Prezada Pat,

    Criei um e-mail para o blog: blogdoarcoeflecha@gmail.com

    ResponderExcluir