sexta-feira, 13 de maio de 2011

Campeonato de Ranqueamento Internacional Paraolímpico em Brasília


No período de 9 a 15 de maio de 2011, ocorre em Brasília o Campeonato de Ranqueamento Internacional Paraolímpico, sendo o primeiro evento deste tipo a ser sediado no Brasil. Atletas de quatro países, incluíndo o Brasil estão competindo nas várias categorias do para-arco. Além de ser uma competição pioneira, é a primeira que está utilizando o sistema IANSEO de registro de pontuação on-line, os resultados podem ser acompanhados em tempo real pelo site de resultados

Apesar da reduzida quantidade de atletas, a competição teve um bom nível em função da qualidade dos atletas que vieram a competição. Um dos exemplos, é o arqueiro canadense de arco composto Kevin Evans, Campeão Mundial em sua categoria, detentor de dois recordes mundiais e membro da equipe Mathews. Sua melhor marca pessoal no Fita de 1398 pontos* é uma pontuação de respeito até para os não para-atletas.  Kevin confirmou o seu favoritismo e terminou o ranqueamento em primeiro lugar. Entretanto, nos combates ele não conseguiu derrotar Robert Larson da suécia que levou o ouro com um excelente 6-0 (28-26, 28-27,28-27).

No recurvo, a nossa torcida para que os atletas brasileiros conseguissem obter o índice olímpico deu resultado. Em uma disputa praticamente brasileira, Luciano Rezende, Diogo de Souza e Francisco Dantas superaram o índice de 550 pontos. Luciano Rezende, em boa fase, ficou em primeiro lugar no ranqueamento e nos combates. Em segundo lugar ficou Diogo de Souza e o pódium foi completado com Luis Martinez da Venezuela.

A equipe brasileira de recurvo standing vem aparecendo com chances reais de obter a vaga olímpica no para-mundial da Itália e além disso lutar pelas primeiras posições. Será que nossa primeira medalha olímpica do tiro com arco brasileiro virá das flechas de atletas para-olímpicos em Londres?

* A marca foi obtida em um evento não reconhecido pela FITA, logo o resultado não é o recorde mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário