quarta-feira, 18 de maio de 2011

Estrela FITA 1400

Uma das maneiras de se medir a evolução e o desempenho de um atleta de tiro com arco é a pontuação que ele obtém em um Round FITA, por exigir que o atleta atire uma quantidade de flechas estatisticamente significativa (36) em cada uma das quatro distâncias diferentes, é, sem dúvida, uma boa prova do nível de qualidade do arqueiro.

Exemplo de estrela FITA
Para reconhecer o mérito dos atletas, a Federação Internacional de Tiro com Arco (FITA), criou a Estrela FITA, premiação oferecida aos atletas que atingiram uma determinada pontuação em uma competição previamente determinada, trata-se de um pin com uma estrela, o símbolo da Federação Internacional e a pontuação alcançada.

O premio é dado aos atletas que tenham atingido 1000, 1100, 1200, 1300, 1350 e 1400 pontos dos 1440 possíveis. A cor da estrela é correspondente às cores dos anéis do alvo (branco, preto, azul, vermelho e amarelo), sendo que a estrela de 1400 é de cor roxa.

A existência de uma premiação assim é muito interesante, pois atletas de diferentes níveis técnicos podem estar na mesma linha de tiro com o mesmo estímulo de alcançar suas metas.

Em 2008, o atleta Roberval dos Santos foi o primeiro atleta do Brasil a quebrar a marca dos 1400 pontos em uma competição Estrla FITA, o Campeonato Panamericano de Tiro com Arco, com a marca de 1403 pontos (343/349/352/359), com 110 10´s e 55 x´s, entrando para o seleto grupo de arqueiros 1400.

O resultado foi muito comentado à época e eu acredito que serviu de ímpeto para que Marcelo Roriz também antrasse para o clube, alguns meses depois. Sem dúvida o fato serviu de exemplo aos outros atletas de composto, que tem mantido um elevado nível de competição no Brasil.

Sempre ouvi várias lendas sobre a mística estrela FITA de 1400 pontos, mas a realidade se mostrou menos pomposa do que as lendas. Em Santo Domingo, na primeira etapa da Copa do Mundo de 2009, a estrela foi entregue sem maiores formalidades ao nosso Roberval, mas tive a oportunidade de estar presente e imortalizar o momento. Foi um momento muito significativo, um daqueles momentos em que nós brasileiros nos sentimos orgulhosos e podemos dizer que estamos ombro a ombro com os melhores do mundo.


 É uma pena que este momento, para a maioria dos arqueiros brasileiros, tenha passado despercebido. Acredito que, a exemplo de outras federações de tiro com arco pelo mundo, deveríamos ter uma cerimônia anual para reconhecer os méritos de nossos atletas, pois a valorização do esporte e dos atletas deve começar pelos próprios arqueiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário