segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Jogos Paralímpicos

Hoje na página inicial do site oficial dos Jogos Paralímpicos de Londres aparece uma bela foto, que reproduzo abaixo, de 1948, com cinco atletas atirando com arcos.


O artigo conta a origem dos Jogos paralímpicos:

"Em 1944, o neurologista alemão Dr. Ludwig Guttman abriu um centro para traumas da coluna no Hospital de Stoke Mendeville na Inglaterra. O Dr. Guttman transformou o tratamento dos veteranos da Segunda Guerra Mundial ao introduzir esportes em seus programas de rehabilitação. (...)"

e prossegue:

"Na abertura dos Jogos olímpicos de Londres em 1948, o Dr. Guttman realizou a primeira competição de Tiro com Arco para atletas em cadeiras de roda e este foi o início dos Jogos de Stoke Mandeville, que passaram a ser realizados anualmente. Em 1952 houve a participação de atletas da Holanda o que deu aos Jogos de Mandeville o status internacional. Os primeiros Jogos Paralímpicos ocorrerram em 1960 na cidade de Roma."

É importante relembrar os atletas Brasileiros já deram show em Stoke Mandeville: Francisco das Chagas Dantas, que ganhou uma medalha de prata individual em 2011, a equipe de Composto do Brasil (Andrey, Julio e Fernando) também conquistou a prata em 2011 e o Luciano Rezende, que numa segunda edição do torneio no segundo semestre de 2011, para disputas das vagas paralímpicas remanescentes, ganhou uma medalha de prata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário