quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Reflexões de Fim de Ano: A Importância da Família

Na semana passada, recebi do Júlio (atleta da seleção para-olímpica brasileira e do site Portal do Arco e Flecha) o seguinte verso de Drummond:

"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo  genial.
Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.

Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez,
com outro número e outra vontade de acreditar,
 que daqui para diante vai ser diferente ."

É interessante pensar que na verdade a vida segue o seu rumo, mas pelo fato de a cortarmos em fatias de 12 meses, podemos pensar, avaliar e verificar se esse periodo foi positivo e como devemos proceder no próximo período de 12 meses.

O último ano foi para mim um momento importante de decisão a respeito do tempo dedicado ao tiro com arco e o tempo dedicado à família e ao trabalho. Acho que deixei que as coisas adquirirem um caráter de concorrência, quando, na verdade, devem ter um caráter colaborativo.

Em março de 2010 fui para os Jogos Sul-Americanos em Medellin quando minha filha tinha pouco mais de um mês de idade. É claro que esse tipo de atitude sempre causa em nós um certo peso na consciência. Felizmente fui bem e voltei para casa com o espírito renovado e cheio de otimismo. Em setembro de 2010, ao contrário, fui para o Torneio Bicentenário no Chile, onde tive um desempenho abaixo do esperado. Naquele momento refleti muito sobre o esforço que eu havia feito ao longo de todo o ano e de como eu havia deixado de aproveitar certos momentos, de como eu tinha deixado de resolver pequenas coisas em casa e decomo eu estava chegando atrasado no trabalho, só para poder dar alguns tiros a mais.

Mesmo já tendo ouvido isso milhares de vezes, cheguei por conta própria à conclusão de que mais vale a qualidade do treino do que a quantidade de tiros. 

Um exemplo legal que tive foi dos colegas de equipe: Luciano Vaz Alvarenga e Rogério de Lima Ambrósio. Ambos fazem parte da seleção da seleção. A seleção dos arqueiros brasileiros que tem uma bonita história de vida familiar. Eles foram meus colegas na equipe brasileira que foi ao Chile.

O Luciano foi para o torneio poucas semanas após o nascimento da sua filha. É uma atitude compreensível uma vez que se tratava de sua primeira convocação para a seleção brasileira, ele fez uma boa qualificação com 1341 pontos (mantendo a média dos torneios no Brasil) e um belíssimo combate, ganhando, infelizmente, do também brasileiro e multicampeão Roberval "Tico" dos Santos. Fato que foi para ele um importante feito, como pude confirmar em uma conversa pessoal após o combate, ele parecia não ter acreditado no que havia feito, pois não é todo dia que se ganha do "Tico" num combate. 

Conheci o Luciano quando fui participar, "como ouvinte", da seletiva brasileira para os Jogos Olímpicos de Beijing. A seletiva ocorreu na cidade de Belo Horizonte e foi muito legar ver o Luciano com seu filho pequeno (acho que na época devia ter uns 4 anos) atirando com o seu arquinho composto de plástico em um alvo de pano colocado a uns 5 metros de distância.

Em 2009, no Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco em Bento Gonçalves, o Luciano também estava  lá acompanhado do seu torcedor incondicional, que ganhou uma Jabulani de Presente quando o Luciano voltou do Chile.

O Rogério eu conheci no Torneio da Amizade de 2008, na cidade do Rio de Janeiro, naquela competição eu havia esquecido a chave da minha mala do arco no hotel, felizmente ele tinha uma chave igual e quando eu voltei do hotel com a chave, o meu técnico já tinha montado o arco para mim. Ele me contou que a história dele no arco foi de idas e vindas e felizmente a última vinda está durando bastante tempo e rendendo bons frutos, o que pode ser confirmado pela conquista da Copa do Brasil 2010 no arco composto.

Para a viagem ao Chile, sua família acordou cedo para levá-lo ao aeroporto, achei muito legal ver aquela família unida se despedindo do Pai que também estava sendo convocado pela primeira vez para a seleção brasileira. Nesta competição, além da medalha de ouro conquistada nos 50 metros e de terminar a fase qualificatória em 4 lugar, ele fez parte da equipe que ganhou a medalha de ouro e ficou a um ponto de igualar o Recorde Mundial, que atualmente pertence a equipe da Holanda com 238 pontos. Com uma sequência só de 10's Rogério fez um belíssimo combate por equipes e de quebra guardou um recorde Panamericano no Bolso.

Os exemplos mostram que, mesmo se tendo uma vida rica de experiências como a família, o trabalho e outras coisas, é possível atirar num alto nível e levar o arco e flecha numa boa. É claro que é sempre bom lembrar de levar um presentinho para os que ficaram esperando em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário