quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Back 2 Back - Uma Grande Experiência

A vida de um atleta é marcada pela constante preparação, estar pronto para responder a altura quando necessário. Nos últimos meses vinha me preparando com bastante dedicação para o Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco, que aliás foi uma grande experiência (mas deve ser assunto para outro post). Terminada a Temporada Outdoor, começa a temporada Indoor.

Normalmente as competições outdoor na Europa vão no máximo até meados de setembro, quando já começa a ficar meio frio e a escurecer muito cedo. Entretanto o calendário Indoor europeu é recheado de excelentes provas onde a elite do tiro com arco se encontra.

No último fim de semana, pude participar de um torneio promovido pela Federação de Tiro com Arco do Reino Unido, chamado Back 2 Back, e ocorre na mesma semana o Campeonato Nacional Indoor,  grandes nomes apareceram por lá: Simon Terry, Naomi Folkhard, Alan Wills, além de atletas da seleção Britânica paralímpica. 


O B2B é uma competição com o número de inscrições limitada a 24, com um preço meio salgado 35 libras, mais um motivo para se atirar com vontade de ganhar. Quatro grupos de 6 atletas realizam combates tipo robin-round (cada atleta enfrenta todos os outros atletas do mesmo grupo atirando 12 flechas e ganhando 2 pontos por vitória e 1 ponto por empate). Os três melhores qualificados de cada grupo avançam para a fase seguinte, que ocorre no mesmo formato. Sobrando quatro semi-finalistas que disputarão rounds eliminatórios no sistema de sets.

É um formato bastante interessante, pois permite que mesmo o atleta que seja eliminado na primeira fase atire pelo menos 5 combates (60 flechas, o equivalente a um round de 18 metros) o que faz valer o ingresso, além de valorizar os atletas que conseguem manter a sua regularidade na pontuação, pois mesmo os melhores atletas algumas vezes cometem erros.

A aventura do fim de semana começou na sexta-feira, quando atirei uma competição na cidade de Southampton, na verdade foi mais uma brincadeira entre os clubes locais, pois foi uma disputa de 36 flechas a 30m outdoor e à noite. Estava fazendo -2 graus! O bom é que no final nos serviram um belo churrasco. Eu consegui fazer uma boa pontuação, o que meu deixou bastante confiante para a competição do dia seguinte.

Saí de Southampton as 5 da manhã para poder pegar o trem para Coventry, onde ocorreu a competição. Foi um fim de semana gelado com as temperaturas constantemente abaixo de zero. Carregado e congelando fui para a Ricoh Arena, um incrível estádio de futebol, mas que além do estádio tem uma série de outros serviços e eventos, como: hotel, cassino e shows. Atiramos no Jaguar Hall, um espaço patrocinado pela fabricante de carros Jaguar: um grande salão onde havia 64 alvos e vários stands das lojas de arco locais, como a Wales Archery, Clickers Archery e Merlin Archery. Qualquer arqueiro fica louco em um ambiente desses. O Chris Wells, membro do grupo que organizou o tiro com arco nos Jogos de Londres tem umas fotos bem legais da competição.

A primeira fase passou sem muitos problemas, felizmente venci todos os confrontos e avancei para a fase seguinte. O combate mais difícil que fiz foi o primeiro contra Mark Nesbitt, uma das promessas para os Jogos Olímpicos de 2016, ele participou dos Jogos Olímpicos da Juventude em Singapura. 

Na segunda fase, o mais difícil também foi o primeiro, Alan Wills. Comecei muito forte com 30 pontos e liderando por uma pequena margem, foi um combate bem bonito, uma bela prévia da final, mas acabei perdendo por 119 a 116, ainda assim fiquei muito contente com o bom nível do combate. Ao longo do dia fiquei beirando os 120 pontos, mas no último combate da segunda fase consegui fazer o combate perfeito 120 pontos!

O último combate da segunda fase me deu uma grande energia e venci a semi-final por 7 a 1 me classificando para o duelo final contra o arqueiro Alan Wills. É difícil descrever esse momento, tudo se passa numa escala de tempo muito estranha, cada flecha parece durar uma eternidade, mas o combate todo se passa muito rápido. É mais fácil ver o que aconteceu. Foi uma alegria muito grande vencer fora de casa e com a camisa do Brasil. Foi um combate de alto nível, Alan é um grande atleta com o mais alto espírito desportivo. A Federação Britânica está de parabéns pelo evento.





Um comentário:

  1. Buenas, assim que li essa mensagem (tomei conhecimento do que aconteceu por ter colocado um "alerta" no Google para assuntos ligados ao tiro com arco) corri para o site da CBTARCO. Duas sensações distintas: primeiro uma sensação de orgulho, de grande felicidade pelo seu resultado, simplesmente espetacular! Depois uma sensação de dúvida, de desassossego. A matéria com sua vitória é de 09/12/2012, a anterior é de 06/07/2012... Mais nada ocorreu nesse período que fosse digno de nota? Será que as vitórias simples, aquelas do dia-a-dia não interessam aos nossos dirigentes?! Luis, clap-clap-clap: OBRIGADO E PARABÉNS!!! René

    ResponderExcluir