sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Campeonato Brasileiro de Base II

Infelizmente não tive a oportunidade de estar presente, mas o Campeonato Brasileiro de Base, que ocorreu em Maricá, de 28 a 30 de julho de 2011, teve resultados muito interessantes e aumenta as expectativas com relação ao Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco, que ocorrerá de 12 a 17 de novembro de 2011, em Águas de Lindóia, no Estado de São Paulo.

Começando pela Categoria Infantil Masculino, destaca-se o bom desempenho do atleta João Pedro Vaccari de São Paulo, que com 1345 pontos assegurou, com folga, a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro (ranqueamento) e na Copa do Brasil (eliminatório). Para fins de comparação, já atirei um Round FITA nas distâncias do infantil (40, 30, 20 e 15 metros) e fiz 1408 pontos. Outro ponto de destaque é que João Pedro atirou na categoria de base com mais inscritos da competição. Para se ter uma ideia, o número de inscritos foi maior do que o número de atletas na categoria Composto Feminino no Campeonato Brasileiro Principal, nas duas últimas edições. Na categoria Infantil Feminino, Ana Clara Dias Machado também venceu com tranquilidade o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

Na Categoria Cadete Masculino, Edson Kim, de São Paulo, um dos membros do Master Plan da CBTARCO, confirmou o seu favoritismo e também ganhou os dois ouros em disputa de sua faixa etária, com 1261 pontos. Na categoria Cadete Feminino, Ane Marcelle, do CT Maricá, também venceu a disputa.

A Categoria Juvenil Masculino apresentou grandes decepções, apesar de terem ficado respectivamente em primeiro lugar e segundo lugar, Bernardo Oliveira e Klaus von Berh, teveram um desempenho abaixo do esperado. A maior decepção, sem dúvida, foi a baixíssima pontuação de Eduardo Baltazar (852 pontos), o "atleta-revelação", Membro do Master Plan da CBTARCO, passou aproximadamente um ano treinando na Coréia do Sul e representou o Brasil no último Campeonato Mundial Adulto, vinha de duas quebras de recorde Brasileiro Juvenil na distância de 70 metros, mas atualmente vem enfrentando dificuldades com sua técnica de tiro. Torcemos muito para vê-lo logo reabilitado e brigando pelas primeiras posições.

A Categoria Feminino Juvenil foi a categoria mais disputada, com as 4 primeiras colocadas atirando pontuações próximas e revezando-se na liderança. Melhor para a dupla Monique e Camila, do CT de Maricá, que levou o ouro e a prata no Brasileiro, com a Manoella Castelhano completando o pódium. Felizmente Isabela, que ficou em 4º também pode levar sua medalha na Copa do Brasil, fazendo justiça à bela disputa no round de classificação.

O Título Brasileiro Master Composto foi para Ronaldo Nacaxe e o Título do Master Recurvo foi para o maior campeão brasileiro de todos os tempos: Renato Emílio, que conquistou mais um título para sua extensa lista de conquistas. Sua pontuação deixaria muitos garotos sofrendo para acompanhá-lo, 1257 pontos. Sei disso pois já atirei no mesmo alvo que ele e posso dizer que ele é um mestre do jogo mental. As distâncias da disputa Master são as mesmas da categoria Cadete e ele ficou a 3 pontos da pontuação do cadete Edson Kim, que está no programa de excelência da CBTARCO, Kim ficou em 7º lugar na seletiva para os Jogos Panamericanos. Quem poderá dizer qual seria a história da Seletiva para os Panamericanos se o Renato tivesse participado.

A disputa de base vem aumentando a cada ano e nos faz torcer para que chegue logo a disputa do Brasileiro Adulto, quando poderemos ver todos esses atletas juntos, no campeonato que deverá ser o melhor Campeonato Brasileiro dos últimos tempos. Vários fatores apontam para esse sucesso:
- Localização: São Paulo é de fácil acesso para a maioria das federações brasileiras, além disso, a Federação Paulista é a que tem mais atletas inscritos devendo ser o campeonato com o maior número de inscritos de todos os tempos.
- Qualidade: Este ano, no recurvo masculino, 16 atletas diferentes já fizeram mais de 1200 pontos, além dos 1300 pontos de Sarah e Daniel. Isso sem mencionar o Marcelo Roriz, 24º colocado no ranking mundial Composto;
- Possibilidade de Profissionalização: Os atletas que ficaram de fora do Master Plan tem uma chance de grande visibilidade para mostrarem um bom resultado e ocuparem as duas vagas restantes para o ano de 2012.

Bons treinos e nos vemos em Águas de Lindóia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário